Nesse ambiente os alunos podem ter acesso a mais conhecimento e relembrar os conteúdos das aulas!
Venha conhecer a Informática e os recursos que ela pode fornecer para ajudar seu dia a dia.
LINUX
O que é o Linux?
Linux pode ser considerado o núcleo (kernel) de um sistema operacional. O termo também é comumente utilizado para denominar os sistemas operacionais desenvolvidos com base nesse núcleo. Ou seja,
Linux significa um sistema operacional que usa o kernel Linux.
Anos 70
UNIX
A empresa AT&T desenvolveu o primeiro sistema operacional denominado UNIX. Ele surgiu da necessidade de ter um sistema operacional com linguagem de programação. A linguagem criada foi a C.
Quando alguém adquiria o Unix, ele recebia o código-fonte juntamente com o sistema.
Deu início então a melhoria e adaptação do sistema conforme as necessidades de cada utilizador. A partir daí causou interesse entre estudiosos, investigadores e programadores.
Graças a sua popularização, o sistema passou a ser distribuído de maneira restrita, ou seja, o código-fonte não era mais fornecido. Agora o Unix tornava-se um sistema operacional comercial, de código fechado.
Anos 80
FSF (Fundação do Software Livre)
Surge a fundação FSF da qual vem com o objetivo de fomentar a importância do software livre, assim como desenvolver e proteger o software livre.
Para protegê-la criou legalmente uma nova licença, que recebeu o nome de GPL (Licença Pública Geral). Ela garante o direito de copiar, redistribuir, modificar e melhorar o programa.
Os ativistas também focaram no desenvolvimento de um sistema operacional baseado no Unix. Esse sistema recebeu o nome de GNU (GNU is Not Unix).
Obs.: No final dos anos 80 deu grande impulso no movimento do software livre graças ao crescimento da Internet.
Curiosidade: A fundação FSF foi criada pelo ativista americano Richard Matthew Stallman em 1985. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos.
Anos 90
LINUX
Linus Torvalds, jovem estudante finlandês mostrava-se bastante insatisfeito com os sistemas operacionais existentes e por esse motivo decidiu desenvolver nessa época um sistema operativo que atendesse suas necessidades.
Seis meses depois, Linus já tinha seu próprio núcleo (kernel), do qual deu o nome de LINUX.
Apesar de ser um sistema experimental, Linus Torvalds disponibilizou seu código-fonte na Internet e em pouco tempo houveram contribuições de diversos programadores e estudiosos. O sistema operacional Linux começou a receber as melhorias de funcionalidades, correção de erros e problemas, além de atualizações.
O sistema operacional baseado no kernel Linux passa então a ser um exemplo de open source, ou seja, de sistema operacional de código aberto / software livre.
Com isso, foram surgindo diversas versões de sistemas operacionais Linux, das quais podemos denominar de distribuições "distros".
Glossário:
código-aberto: tipo de licença em que o usuário tem acesso ao código fonte, ou seja, o usuário pode ter conhecimento do código utilizado para o seu desenvolvimento do software.
Open source. Software livre.
código-fechado: o código-fonte não é disponibilizado, portanto, o usuário não tem acesso ao código de desenvolvimento desse programa. Também conhecido como código-proprietário.
linguagem de programação: é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. Ou seja, trata-se de uma linguagem com códigos próprios que permitem a criação de softwares e sistemas operacionais.
Baseado em: Fernando Pereira/Rui Guerreiro (2012).
A História do Linux
Documentário: Revolution OS
Revolution OS - GNU/Linux
Sinopse:
Documentário que retrata oSoftware Livre, GNU/Linux, Unix, Cultura Hacker e ainda faz fortes críticas ao sistema proprietário. Em formato jornalístico, ele conta a a história da filosofia do software livre e a explosão do Linux, ainda durante a bolha de investimentos da internet da década de 1990. Revolution OS traz, além de um tom didático, sacadas irônicas sobre o mundo Geek, tudo regado a um vocábulo técnico digno de um Geek.